A presente obra tem por objetivo trazer à tona os Ensaios. Apresentará, em primeiro lugar, o pano de fundo; algumas referências históricas, para determinar aproximadamente as questões e solicitações às quais Montaigne teve de responder, em sua existência e em sua obra; a vida do escritor, não como série descontínua de experiências, de confrotações, de escolhas. Emn seguida, serão estudados diretamente os aspectos principais da obra; suas relações com a cultura humanista, tais como são definidas a partir do tratamento inusitado dos materiais postos em jogo - idéias, temas, textos herdados de escritores antigos; sua maior inovação, a filosofia do ensaio que reinventa e ordena para fins imprevistos o ceticismo de Pirro; a ética que procede daí; suas incidências sobre a relação com o leitor - e, nesse quadro, os traços característicos da escrita Montaigne. Enfim, as últimas páginas tratarão do devir dos Ensaios - suas transformações, primeiro pela análise de suas camadas sucessivas, depois, suas imagens, remodeladas de século em século segundo exigências ideológicas que os próprios Ensaios contestavam antecipadamente.