A professora Talita de Almeida, por meio de seu incansável trabalho de décadas, vem desempenhando um papel singular na formação de educadores montessorianos e na difusão do Método Montessori no Brasil. Contudo, o que muito bem se aplica na Educação Infantil, no Ensino Fundamental ainda carece de esforços, pois paira no país a ideia errônea de que, após o Montessori na primeira infância, a criança deve ir para uma “escola de verdade”, com carteiras alinhadas, aulas expositivas e dever de casa, provas e boletim, reprovação e recreios. Isso mostra que os pais, talvez por terem crescido nessa dinâmica, ainda desconhecem todo o valor de uma educação Montessori de verdade.
Eis por que se publica agora este caderno de estudos, que busca reunir o essencial da concepção sobre a educação e do método Montessori, tanto para os formadores como para os curiosos, e que tem, como enfoque principal, a educação dos 6 aos 12 anos. A autora acredita ter chegado o momento de se reforçar o 20 e o 30 Planos da Educação Montessori, os que abrangem o grande salto da infância para a adolescência, em que se desperta o encantamento pelo conhecimento e se estrutura os valores. Com este livro, espera-se contribuir para que, num futuro próximo, as escolas de Ensino Fundamental consigam se apresentar como autênticas escolas montessorianas, onde se aprenda desde pequeno como ser “construtor de si mesmo”, e a ajudar os outros a fazerem o mesmo.