Resumo Com artigos de 36 profissionais preocupados com o debate e a evolução da Fonoaudiologia, “Motricidade Orofacial” reúne toda informação sobre o assunto. Através do conhecimento e experiência dos diversos especialistas, o livro busca mostrar o que há de mais recente nos conceitos e pesquisas sobre o tema e proporcionar relações dialéticas que contribuam à evolução da MO. Nas primeiras páginas, o livro traz o histórico sobre a criação de Comitês, a partir de VII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia; porém, dedica-se, mais precisamente, ao surgimento do Comitê de Motricidade Orofacial. Em seguida, diferentes textos aprofundam o leitor no universo da MO; a respiração oral e a divisão do que é responsabilidade do otorrino e o que está na alçada do fonoaudiólogo, antecedem a abordagem sobre o recurso mais imprescindível ao Sistema Estomatognático: a mastigação. A deglutição, suas quatro fases, desvios e automatização, são seguidos dos hábitos orais, efeitos deletérios e a relação mãe e filho nas necessidades de sucção emocionais e fisiológicas. Traumas da face, cirurgias ortognáticas e distúrbios da articulação temporomandibular são descritos, aliados à devida intervenção fonoaudiológica. Diversas síndromes e doenças neuromusculares também prejudicam as funções orofaciais; para a última, a obra destaca o tratamento miofuncional. Fissuras labiopalatais, pacientes oncológicos e os variados distúrbios da fala são tratados com o intuito de fornecer mecanismos de evolução patológica e aceitação social. O final do livro é reservado à reabilitação dos movimentos articulatórios da face e expressão. Sejam ocasionadas por queimadura ou flacidez, a obra propõe a reeducação dos movimentos faciais e a correção de assimetrias, com o auxílio de massagens e exercícios. “Motricidade Orofacial” agrega o conteúdo discutido na I Reunião Científica do Comitê de MO da SBFa; é um registro científico de diferentes visões sobre a Motricidade Orofacial, que privilegia o tratamento dos pacientes, a fim de que possam exercer, plenamente, a cidadania. Sumário Capítulo 1 FONOTERAPIA PARA ADULTOS E CRIANÇAS Patrícia Junqueira Capítulo 2 Respiração Oral: propostas de terapia Viviane K. Gurfinkel Capítulo 3 Estratégias de abordagem do tema “Empreendedorismo” em um referencial Junguiano: relato de uma experiência Cláudio Paixão Anastácio de Paula Raquel Ferreira Miranda Capítulo 4 Professor Empreendedor : Para ser grande Ana Cristina Rocha Gonzaga Capítulo 5 Compreendendo a importância da ética na atuação fonoaudiológico Andéea Rodrigues Mota Andrea Wanderley Dias Gattoni Capítilo 6 Gerência de projetos em Fonoaudiologia Roberto Luís Capuruço Gattoni Andrea Wanderley Dias Gattoni Capítulo 7 A importância do marketing para a fonoaudiologia Giovana Marina Rodrigues Malta Vanessa Fonseca Jaffar Capítulo 8 A importância da gestão de pessoas no trabalho do fonoaudiólogo Tania Afonso Chaves Daniela Afonso Chaves Capítulo 9 A comunicação como Estratégia de Marketing Izabel Cristina Campolina Miranda Luciana Mendonça Alves Capítulo 10 Como encantar o cliente na área da saúde Juliana Machado de Couto e Melo Capítulo 11 A experiência de montar um negócio próprio Daniel A. Galvão Tânia R. LOpes Capítulo 12 Fonoaudiologia e Empreendedorismo Tania Afonso Chaves Juliana Nunes Santos Isabela Maris Franco Syrio Tereza Raquel Xavier Viana Capítulo 13 A hora e a vez da Fonoaudiologia empreendedora Capítulo 14 Bons negócios com Etiqueta Pedro Baggio Capítulo 15 Qual a importância de ser um fonoaudiólogo empreendedor? Juliana Nunes Santos Isabela Maris Franco Syrio Tereza Raquel Xavier Viana Capítulo 16 A comunicação como Estratégia de Marketing Izabel Cristina Campolina Miranda Luciana Mendonça Alves Capítulo 17 Como encantar o cliente na área da saúde Juliana Machado de Couto e Melo Capítulo 18 A experiência de montar um negócio próprio Daniel A. Galvão Tânia R. LOpes Capítulo 19 Fonoaudiologia e Empreendedorismo Tania Afonso Chaves Juliana Nunes Santos Isabela Maris Franco Syrio Tereza Raquel Xavier Viana Capítulo 20 A hora e a vez da Fonoaudiologia empreendedora Capítulo 21 Bons negócios com Etiqueta Pedro Baggio Capítulo 22 Qual a importância de ser um fonoaudiólogo empreendedor? Juliana Nunes Santos Isabela Maris Franco Syrio Tereza Raquel Xavier Viana Capítulo 23 A comunicação como Estratégia de Marketing Izabel Cristina Campolina Miranda Luciana Mendonça Alves Capítulo 24 Como encantar o cliente na área da saúde Juliana Machado de Couto e Melo Capítulo 25 A experiência de montar um negócio próprio Daniel A. Galvão Tânia R. LOpes Capítulo 26 Fonoaudiologia e Empreendedorismo Tania Afonso Chaves Juliana Nunes Santos Isabela Maris Franco Syrio Tereza Raquel Xavier Viana Capítulo 27 A hora e a vez da Fonoaudiologia empreendedora Capítulo 28 Bons negócios com Etiqueta Pedro Baggio Capítulo 29 Qual a importância de ser um fonoaudiólogo empreendedor? Juliana Nunes Santos Isabela Maris Franco Syrio Tereza Raquel Xavier Viana Capítulo 31 A comunicação como Es