Este livro, que tem como autor o consagrado Professor de Gestão da Columbia Business School de New York, Eric Abrahamson, mostra que mesmo fazendo mudanças significativas, é possível realocar pessoas, manter a inteligência da empresa e evitar o caos.
O autor argumenta que embora a mudança seja necessária para que as companhias cresçam e prosperem, a dor que a acompanha não é. Em “Mudança Organizacional”, Abrahamson delineia uma nova abordagem para a mudança – recombinação criativa – que contrasta fortemente com a abordagem de ‘destruição criativa’ defendida pelos campeões das mudanças nas organizações na últimas duas décadas. Em vez de eliminar e inventar do nada, a recombinação criativa atinge a mudança dando um novo uso para elementos organizacionais existentes. Em vez de forçar mudanças radicais extensas, esta abordagem sugere mudanças em pequena escala, passo a passo, que podem ser conduzidas de forma mais barata e rápida e com muito menos perdas e danos.
Com base em uma década de pesquisas e ilustrado com exemplos baseados no extenso trabalho de consultoria do autor em empresas submetidas a mudanças em diferentes indústrias. "Mudança Organizacional" apresenta uma gama de ferramentas práticas e técnicas para identificar e reutilizar cinco elementos organizacionais chave:
Pessoas – Como remanejar em vez de demitir talentos.
Processos – Como resgatar em vez de reestruturar ‘como as coisas são feitas aqui’.
Estruturas – Como recombinar em vez de reorganizar partes organizacionais.
Cultura – Como revitalizar em vez de reinventar valores fundamentais.
Redes Sociais – Como alavancar em vez de automatizar redes pessoais.
Além disso, Abrahamson orienta gerentes sobre como determinar quando e com que freqüência iniciar uma mudança para garantir a maior chance de sucesso a longo prazo.
É um paradigma renovado de mudança e as companhias nem sempre precisam de algo novo, revolucionário ou radical para que ela aconteça. O resultado inspirador: a mudança vai de fato funcionar.