Todo texto, quando composto, carrega em si um projeto de inscrição, isto é, sua materialidade ajuda a compô-lo, instaurando uma existência, desde a origem, multimodal. Nos oito capítulos deste livro, assumimos que todo texto é multimodal, conforme sustenta a sociossemiótica. Levamos em consideração também que a experiência de ler e escrever, hoje, é diversa e complexa, mais do que em outros tempos, e isso tem muito a ver com recursos tecnológicos de que dispomos em casa, na escola ou em outros espaços sociais que acessa-mos. Embora a pandemia da Covid-19 nos tenha feito revisar essa noção de que o acesso é amplo, podemos dizer que, socialmente, as tecnologias digitais estão instaladas, o que nos coloca em um cenário de camadas de exclusão e tentativas de inserção ligadas aos letra-mentos. Livros como este, em que a Parábola Editorial investe, podem justamente auxiliar professores/as e estudantes na reflexão e na prática sobre a leitura e a produção de textos multimodais, algo intricadamente ligado ao nosso dia a dia, para além da implementação da BNCC. Neste novo livro, reunimos textos que apresentam reflexões e exercícios, assim como resultados de pesquisas sobre letramentos e multimodalidade. Desejamos que este volume seja proveitoso e inspirador, já que vivemos uma era de escreler em múltiplas linguagens.