Um livro essencial para quem escreve, ou quer escrever, para TV, e indispensável para críticos e fãs
De Seinfeld a Game of Thrones, passando por Família Soprano, Friends, Law and Order e Mad Men, as séries americanas revolucionaram a TV, conquistaram o mundo e se transformaram no palco do que há de melhor na dramaturgia hoje em dia. No centro dessa revolução está o autor e a bem-sucedida "sala de roteiristas", método de trabalho coletivo dos escritores de uma série de TV.
Em conversas com Christina Kallas - professora e roteirista premiada -, showrunners e autores de primeiro time compartilham suas experiências e falam sobre a arte de escrever e criar para a TV.
Em textos complementares, Kallas faz um balanço do desenvolvimento da narrativa para TV em contraponto ao cinema. Analisando a importância decisiva do roteirista nesse processo, ela oferece reflexões inestimáveis tanto para profissionais do ramo quanto para "viciados em séries" e espectadores em geral.
"O livro abre uma janela para o funcionamento interno dos principais programas de hoje: como funciona a produção, como os roteiristas interagem, como é a sala de roteiristas, quem está no controle e por que a televisão é um meio dominado pelo roteirista." David Howard, fundador do Programa de Pós-Graduação em Roteiro da Universidade do Sul da Califórnia.
"Leitura recomendada para qualquer um interessado em séries de TV, leitura obrigatória para qualquer um interessado em escrevê-las." Sveinbjörn Baldvinsson, diretor do Departamento de Roteiro da Escola Norueguesa de Cinema.
"Como roteirista experiente, Christina sabe do que está falando. Conduzidos com habilidade, os escritores falam abertamente sobre seu trabalho e sua maneira de criá-lo." Marc Terjung, roteirista de TV.