Ressaltar a importância da produção narrativa no campo da saúde coletiva, especialmente no contexto brasileiro. É esse o objetivo do novo volume da Editora Fiocruz: Narrativas em Saúde Coletiva: memória, método e discurso , livro que integra a coleção Temas em Saúde. Escrita por Roger Flores Ceccon, Carlos Alberto Severo Garcia-Jr., João Matheus Acosta Dallmann e Virgínia de Menezes Portes, a obra se propõe a ampliar a reflexão de temas em saúde, fornecendo um panorama de conceitos e conteúdos para reafirmar a importância das narrativas no âmbito do trabalho e da educação em saúde coletiva. Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), os quatro autores apostam na potência das narrativas como prática social e individual, destacando também dois componentes fundamentais no ato de narrar experiências e acontecimentos: memória e discurso. "Nesse sentido, longe de trazer padronizações de um formato de texto, nós procuramos trazer a potência do cuidado em saúde e, também, da produção científica na interlocução entre narrativas e saúde coletiva", enfatiza Virgínia Portes. Em seis capítulos, eles apresentam aos leitores conceitos e informações essenciais para o entendimento da produção narrativa no campo da saúde coletiva. Logo no início, para fins de contextualização, é apresentada uma perspectiva histórica, conceitual e política da saúde coletiva. Em seguida, no segundo capítulo, é abordada a dimensão teórica da narrativa como ferramenta social. No terceiro, os pesquisadores argumentam que a memória é o elemento primordial da chamada construção narrativa . "Uma das ferramentas importantes que o leitor vai encontrar no nosso livro é a memória, como um registro tanto sociocultural e político da produção do serviço em saúde, quanto uma ferramenta metodológica, que vai auxiliar o leitor e a leitora na construção de seus objetos de pesquisa no campo da saúde coletiva", afirma João Matheus Acosta Dallmann. O quarto capítulo engloba as práticas discursivas presentes no ato de narrar, tendo em vista a polifonia dos sujeitos, as formas de sentir e pensar, as noções e ideias de tempo e a reconstrução desses elementos. O penúltimo capítulo apresenta as metodologias e técnicas de pesquisa para a constituição do que os autores chamam de narrativas-rede , destacando-se a produção, a análise e o compartilhamento dos resultados de investigações acadêmicas. Por fim, o sexto capítulo aborda narrativas de pesquisa e de atenção à saúde.