Os artigos reunidos nesta publicação não se propõem propriamente a discutir o conceito de independente ou o nível de autonomia dos chamados atores independentes em relação a grande indústria. Na realidade, mais do que discutir os limites do mundo indie, os autores deste livro buscam realizar um breve balanço do impacto das transformações que vem ocorrendo nos negócios da música nos últimos anos, seja nas bordas ou mesmo fora do 'mainstream'. Tomam como referência alguns estudos de caso, experiências de êxito, que estão em curso em várias localidades do globo. Afinal, transcorrida mais de uma década - desde que os atores sociais passaram a conviver com a sensação de que esta indústria cultural estaria vivendo uma crise sem precedentes -, é possível constatar que, de fato, o business da música passa mais exatamente por um processo de transição, isto é, de reestruturação bastante significativo. Em outras palavras, reuniram-se nesta coletânea trabalhos desenvolvidos por destacados pesquisadores de diferentes continentes que vêm estudando há vários anos a indústria da música: o resultado foi a construção de um mosaico de análises, que avaliam de diferentes ângulos, os desafios e as perspectivas do mercado musical no contexto da Europa, dos EUA, da América Latina e, especialmente, do Brasil.