A Rocco relança Nas malhas da letra, em consonância com seu projeto de reeditar obras de escritores renomados da literatura brasileira. Publicado em 1988, o livro reúne 16 ensaios sobre literatura e cultura brasileiras, escritos entre os anos de 1982 e 1988, sendo uma referência à avaliação crítica da criação literária nacional: seus rumos, desvios e influências. Silviano Santiago aponta alternativas para o projeto de modernização artística brasileira.
Nas malhas... está dividido em quatro partes, cada uma representando questões sobre as quais o autor se detém. Na primeira, faz uma análise da produção literária pós-64, levando em conta os autores contemporâneos com quem convive a sua própria escrita ficcional e poética. Na segunda parte, a preocupação é com os modernistas. O autor exercita uma crítica que pressupõe uma tomada de posição consciente, relevante e polêmica. Na terceira, retoma a questão das relações entre a Europa e as Américas pelo viés do ensaio de Umberto Eco, Viagem pela hiperrealidade, e pela crítica de uma forma de censura artística em país tão democratizado quanto a Alemanha pós-hitleriana. E, por último, recupera a preocupação teórica que se encontra disseminada nos seus textos que tangenciam a literatura comparada. O objetivo é questionar a metodologia de leitura, que se encontra em sua produção recente. Também fazem parte do debate proposto na obra as relações de poder, as grandezas e impasses surgidos com os ideais da Semana de Arte Moderna de 1922 e a interferência da mídia na produção e legitimação da literatura.
Tendo recebido três vezes o Prêmio Jabuti, nas categorias romance e conto, Silviano esgravata as referências do estudo do Modernismo, abrindo em sua malha finos espaços para novas reflexões.
Os artigos escritos por Silviano Santiago se mostram indispensáveis aos amantes da crítica literária e também a todos que desejam fazer literatura hoje em dia no Brasil.