Os fios textuais desta produção busca propor uma reflexão acerca da urgência de se criar possibilidades mais realistas de ensino-aprendizagem de leitura/escrita, a partir de estratégias mais condizentes com a realidade que o estudante se deparará ao concluir seu curso universitário e iniciar sua vida profissional, visto que nos currículos atuais dos cursos de Licenciatura em Letras e de Pedagogia têm-se mais disciplinas teóricas que práticas, nas quais os estudantes são “preparados” para serem pesquisadores e não profissionais formadores de pessoas no mundo. Nos referidos cursos, faltam disciplinas que visem ações mais práticas, as quais preparem, de fato, os estudantes a melhor exercerem seus papeis enquanto educadores e professores, ampliando seus leques de possibilidades para melhor auxiliarem seus futuros alunos na compreensão do mundo que o cerca, visando tomadas de decisões mais assertivas, partindo da capacidade de transformarem informações em conhecimentos, considerando-se a facilidade de comunicação do mundo contemporâneo, sendo o indivíduo (aluno) cotidianamente bombardeado com (quase) ilimitadas informações, dificultando a organização e a orientação adequadas para que se filtre com eficácia o que deve ser considerado e o que deve ser descartado. Nessa perspectiva, buscamos, neste livro, apresentar propostas para a organização/elaboração de conteúdos/aulas para auxiliarem os professores e estudantes universitários em suas tarefas pedagógicas, visando ampliar o leque de possibilidades de atividades com a diversidade textual, bem como com diferentes gêneros textuais/discursivos, partindo de nossa experiência docente ao longo dos mais de trinta anos de ensino nos níveis fundamental, médio e universitário. Assim, intentamos disponibilizar estratégias eficientes de leitura, escrita, análise e reflexão, bem como planos de aulas, tanto em nível teórico quanto prático. Boa leitura!