A presente obra tem por objetivo preencher uma lacuna existente nas publicações nacionais, pois visa acima de tudo trazer em seu conteúdo regras para o desenvolvimento da Natação aos iniciantes de equipes de treinamento de Escolas, Academias, Clubes e Agremiações de uma forma fácil e acessível a todos os que se propõem ao seu exercício, e especialmente voltada à realidade encontrada pelos Professores de Educação Física especializados em Natação.A base para o início do trabalho foi a Metodologia da Natação (EPU, 2004), do mesmo autor, onde são abordados os principais tópicos relacionados ao Ensino de Natação, isto é, exercícios, didática, planificação e determinação de objetivos através da utilização da Natação como base do desenvolvimento motor, respeitando as características cognitivas e afetivas.
Em NATAÇÃO - Iniciação ao treinamento, parte-se do princípio de que os objetivos do ensino de Natação foram alcançados, restando agora somente o empenho em aperfeiçoar a técnica e planejamento do treinamento, a partir das características apresentadas pelo nadador e da realidade da equipe e do treinador.
Na Primeira Parte, onde estão descritas as técnicas dos quatro nados e o Medley há a preocupação do ponto de vista técnico tanto em termos dos movimentos como no que se refere à parte educativa para a utilização dos treinamentos. Na Segunda Parte, o objetivo é demonstrar os diversos fatores que um técnico iniciante deve levar em consideração para ampliar sua visão, avaliar os atletas e programas de treinamento e sobretudo saber quando e como procurar informação mais aprofundada.
Compete, portanto, ao profissional que deseja ser bem-sucedido, atualizar-se e capacitar-se para adaptar o conteúdo desta obra à sua realidade a fim de obter o êxito desejado.