A implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade normalmente resulta de decisão estratégica da organização, que busca aprimorar sua capacidade de competir no mercado, ou de exigência feita por grandes clientes que buscam assegurar a qualidade de seus próprios processos de aquisição. Em quaisquer dos casos, os resultados na organização que compreender e incorporar as boas práticas de gestão da ISO 9001 em todos os níveis de sua administração e planejamento sistematizarão seu próprio modo de operar no mercado, como: ampliar seus diferenciais competitivos, ampliar sua relação com clientes, reduzir seus custos e alcançar seus objetivos no mercado.
Este guia brasileiro de certificação ISO 9001 busca atender ao empresário que tem a necessidade de compreender os conceitos para colocá-los em prática, delegando a execução das tarefas aos respectivos responsáveis. As informações aqui contidas prestarão principalmente para fornecer ao empresário conceito, métodos e controles para que ele consiga administrar seu negócio de modo sistemático, padronizado, transparente, identificando fontes de desperdícios e potencial de melhoria, isto é, administrar sua organização com qualidade.
Os autores ressaltam neste guia que o foco principal e decisivo do Sistema de Gestão implantado conforme a NBR ISO 9001:2008 é gerar resultados que mantenham clientes satisfeitos.
Obra recomendada para empresários (proprietários, presidentes, diretores, empreendedores) e demais profissionais responsáveis por assegurar a entrega do produto ou serviço contratado e a satisfação do cliente. Leitura complementar para cursos de Administração de Empresas e todo e qualquer curso ou disciplina relacionados à gestão das organizações.