Mesmo sem ter consciência, as pessoas negociam todos os dias por diversas horas, tanto na vida pessoal como na profissional. No ambiente familiar e profissional, conflitos que não são resolvidos de forma adequada comprometem seriamente o relacionamento entre as pessoas. Na área comercial e empresarial, divergências separam colegas de trabalho, lideranças são enfraquecidas e elevadas somas em dinheiro são perdidas devido a erros na negociação. Apesar de sua imensa importância como uma competência que precisa ser conhecida e dominada, a negociação ainda se encontra em fase de consolidação e expansão no Brasil.
Este livro objetiva proporcionar uma compreensão multidisciplinar e fundamentada dos conceitos teóricos e práticos da negociação, qualificando o leitor para usá-los com sucesso, sob a forma de um método, tanto na vida profissional como pessoal. Analisa a complexidade da sociedade atual e discute as potencialidades inatas do ser humano para negociar.
Em seguida, propõe e caracteriza dois novos estilos de negociação: primal, baseada na imposição das vontades, e cognitiva, na qual há a predominância do racional sobre o emocional, da inteligência sobre o argumento de autoridade. Para proporcionar conhecimentos e segurança na superação de conflitos, é feito um estudo detalhado sobre a natureza das emoções e da expressão dos sentimentos, a partir dos novos conceitos da Neuropsicologia. Explica as razões motivacionais geradoras das vontades, como fortalecer o relacionamento entre as pessoas, superar o não e elaborar opções criativas para obter ganhos mútuos.
Finalmente, apresenta uma exposição detalhada sobre as fontes de poder e persuasão na superação de conflitos e de como preparar um plano B ou alternativo, caso não se possa fechar um acordo através da negociação. Todos os conceitos teóricos são ilustrados com exemplos práticos.
Obra recomendada para profissionais da área de administração, como presidentes de empresas, executivos, gerentes, vendedores e diretores de recursos humanos, psicólogos organizacionais e clínicos, bem como para profissionais da área jurídica que atuam na arbitragem, mediação e conciliação. Leitura complementar para as disciplinas Liderança, Gestão de Recursos Humanos, Vendas e Formação de Alianças Estratégicas do curso de pós-graduação em Administração; bem como Mediação e Arbitragem e Conciliação, do curso de pós-graduação em Direito.