As Neurociências assistiram a uma evolução científica enorme nos últimos 20 anos, graças aos estudos que utilizam o método de ressonância magnética funcional e que permitem estudar conceitos clássicos da Psicologia com base cerebral, particularmente as emoções e a inteligência emocional. Estes avanços permitiram compreender melhor os mecanismos cerebrais das emoções e da inteligência emocional, como o processo de autoconsciência emocional, as bases neurais do self, o autocontrolo emocional, os relacionamentos humanos e a sua relação com o cérebro. O presente livro apresenta, de forma clara, simples e estruturada, uma compreensão de como as Neurociências ajudaram no entendimento dos mecanismos neurais de todas as emoções e de todos os mecanismos cerebrais associados à inteligência emocional e pretende, também, ter uma forte componente prática ao demonstrar a aplicação das Neurociências em dois contextos relevantes: na Educação e nas Organizações. No primeiro, apresentam-se os programas de educação em inteligência emocional para crianças e adolescentes e os três níveis de análise da inteligência emocional do ponto de vista prático - o "self", os "outros" e o "sistema" -, fornecendo no final um conjunto de exercícios práticos de inteligência emocional para crianças, adolescentes e educadores. No segundo, apresenta-se o modelo de liderança com inteligência emocional e social proposto por Daniel Goleman (validado cientificamente pelo Professor Richard Boyatzis), explicando detalhadamente cada competência do modelo e os estilos de liderança, fornecendo ao leitor um conjunto de exercícios práticos num ambiente organizacional. Uma leitura imprescindível para Psicólogos, Neurocientistas, Líderes, Gestores, Profess