Foi com prazer que recebi o convite da Prof. Karina Kelly Borges para escrever o prefácio deste livro, prazer este que se transformou em enorme satisfação ao tomar ciência dos capítulos. Não poderia haver livro deste molde (fruto da 1ª. Jornada de Neuropsicologia do Oeste Paulista), mais pertinente para expor os conhecimentos que são realmente relevantes para a área da Neuropsicologia da Infância e Adolescência, neste momento. Toda a Neurociência está avançando com uma rapidez prodigiosa, e o mesmo está ocorrendo com as mudanças nos padrões de valores, regras e condutas. Em consequência, os marcos do que está sendo considerado “normal”, assim como os novos modos de aprender, vão sendo ultrapassados, com os modelos hierárquicos mais passivos se diluindo e a aprendizagem interativa seja com maquinas, professores ou com os pares, se processando de forma mais lúdica, tomando vulto. Como ficará a aprendizagem, e o modus operandi do cérebro? Embora esta seja uma pergunta retórica no momento atual, porque as mudanças requerem um longo tempo para ficarem definitivamente marcadas na estrutura cerebral, é preciso considerar que, como mostraram os estudos e pensamentos de Luria e Vygotsky, o impacto do social na formação da mente é primordial, e tudo está mudando velozmente. Para darmos conta de lidar com as questões pelas quais somos requisitados, é preciso dominarmos um vasto cabedal de conhecimentos, que abrange desde o que seria o “normal”, esperado para as diferentes faixas etárias, até as diferentes apresentações de quadros, por vezes sutis, com participação genética ou familiar, ou ainda, aqueles decorrentes da interferência de fatores exógenos patogênicos, como exposição à mercúrio, doenças, privações, acidentes perinatais.