Ninguém dormia é uma história para ninar fantasmas, aqueles que se escondem nas casas e moram dentro do armário há muitos anos. Mas também é um livro sobre histórias e leitura. Um livro infantil que traz como pano de fundo uma paisagem pitoresca com personagens centrados na mesma residência, inclusive o fantasma, que encontram na personagem principal o alento para dormir.
Estranhazinha é uma garotinha que não tem medo dos fantasmas do passado e para fazer dormir sua família conta histórias que encontra em seus livros. Dormem todos, até o cachorro da vizinha. “Não fosse Estranhazinha, naquela casa ninguém dormia.”
Um livro instigante, que traz à memória dos adultos e das crianças aquelas noites mal dormidas, aqueles medos e como os livros e as histórias são capazes de acalmar até os parentes mais assustados dessa casa mal assombrada. Ninguém dormia é também uma história sobre insônia, sono, barulho, silêncio, susto, sobre morte e medo. Ninguém dormia é uma história sobre família, moradia, oralidade, estranhamento, sobrenatural. Ninguém dormia é uma história da menina Estranhazinha e é uma história sobre livros e leitura.
Esse é o primeiro livro infantil de Rafael Sica, conhecido por livros ilustrados para adultos como “Fachadas” e “Triste” publicados pela Editora Lote 42. Natural de Pelotas, no Rio Grande do Sul, o autor-ilustrador traz a referência de sua paisagem cotidiana nas ilustrações e no mistério que envolve esse livro.