Nós e os outros - Psicologia Científica Existencialista - Casos Psicoterapêuticos Trabalhados objetiva levar o leitor a compreender como as pessoas se complicam psicologicamente, desenvolvendo as mais diversas psicopatologias, e como elas podem ser superadas. Nos 11 casos psicoterapêuticos aqui relatados, concluídos no âmbito da intervenção psicoterapêutica interdisciplinar e expostos conforme a ordem cronológica em que o processo foi realizado, expomos desde o momento em que o paciente chega à psicoterapia, como é conduzido o trabalho e como é concluído o processo. Os casos trazem problemáticas diversas: sexualidade, depressão, pânico, relações familiares, relações profissionais, dificuldades na adolescência, problemas de socialização, situações de saúde interferindo no emocional, impasses na relação com o passado e com o futuro, etc. A metodologia de intervenção permite desmistificar a noção de doença mental, esclarecendo como as complicações psicológicas desdobram de equívocos, impasses e mal-entendidos ocorridos durante o processo de
desenvolvimento da personalidade, na primeira, segunda infância e adolescência. A situação dos pacientes após a finalização do processo psicoterapêutico evidencia que todas as complicações psicológicas, por serem construídas, podem ser superadas.
Como lindamente diz o filósofo, antropólogo, poeta e professor Pedro Bertolino: “Enquanto há tempo, vida e ser humano disposto a mudar, o impossível não existe!”