"Nossa casa está em chamas: Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença é o livro transformador da jovem ativista sueca, Greta Thunberg, considerada a ""Pessoa do ano"" de 2019 pela revista Time
Nossa casa está em chamas: Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença é o um relato contundente de como a luta de uma família contra a crise climática está fazendo a diferença no mundo.
Mesclando cenas do cotidiano familiar com ativismo ambiental, o livro acompanha a vida de Malena Ernman, uma das cantoras de ópera mais famosas da Suécia, que vive uma vida incrível e peculiar, viajando pelo mundo com seu marido, Svante Thunberg, e suas duas filhas, Greta e Beata.
Mas, quando Greta, a filha de 8 anos do casal, para de comer repentinamente, toda a sua vida se desfaz. Com uma grave depressão, Greta só consegue comer pouquíssimo a cada dia e perde dez quilos em dois meses.
Malena e Svante lutam com o sistema de saúde e o sistema escolar sueco tentando obter o diagnóstico e o tratamento corretos para a filha, que por fim é diagnosticada com Síndrome de Asperger (entre outros transtornos neuroatípicos). Depois de algum tempo, sua filha mais nova, Beata, começa a apresentar sintomas e também é diagnosticada com Asperger, TOC, TOD e TDAH.
Greta Thunberg tinha apenas 8 anos quando assistiu a um documentário sobre a crise climática e se perguntou como era possível que ninguém falasse no assunto? Como políticos e outros adultos podiam falar sobre outras coisas quando algo tão catastrófico - e diretamente ligado à nossa sobrevivência - estava acontecendo?
Com sua memória fotográfica, Greta começou a estudar sobre tudo o que se sabe - e que não se divulga abertamente - sobre a crise climática e como ela é apresentada na mídia. Convencer seus pais a mudar o estilo de toda a família foi o primeiro sinal da obstinação da jovem e de seu poder de persuasão. Em seguida, ela decidiu convencer o mundo a fazer a mudança agora, antes que seja tarde demais. Greta passou a fazer um protesto toda sexta-feira em frente ao Parlamento sueco contra a crise climática. Em pouco tempo, estudantes de todo o mundo passaram a fazer o mesmo em seus países.
Considerada pela revista Time uma das líderes da próxima geração e uma das adolescentes mais influentes do mundo, Greta Thunberg iniciou uma jornada que culminou em uma greve estudantil mundial e na sua indicação ao prêmio Nobel da Paz. Nossa casa está em chamas traz uma coleção de relatos escritos pela família e organizados por Malena Ernman, além de reunir alguns dos discursos poderosos e penetrantes que Greta Thunberg fez ao redor do mundo. Uma leitura inspiradora sobre uma das jovens personalidades que estão fazendo a diferença no mundo."