Seu plano de saúde aumentou de preço acima da inflação? O reajuste por faixa etária foi abusivo? Faltou reembolso no caso de um atendimento de emergência fora da área de cobertura? O simples atraso no pagamento da mensalidade impediu a realização deum exame importante? Causas como essas fazem dos planos de saúde os campeões de reclamações do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), com cerca de 10 mil registros de queixas por ano. Os usuários, que precisam dos serviços quase sempre em situações delicadas e de fragilidade, se sentem inseguros e confusos diante de um setor com regulamentos complexos. E o resultado muitas vezes são disputas intermináveis nos tribunais. Pensando nesse problema, a Editora Globo acaba de lançar o Novo Guiade Planos de Saúde. A edição, agora ampliada e atualizada, orienta todos os consumidores que utilizam esse tipo de serviço ou que pretendem escolher a melhor opção para aderir. Ela é o resultado de uma parceria entre a Editora e o próprio Idec. O Instituto é uma ONG sem fins lucrativos que defende os direitos dos consumidores há 20 anos e tem cerca de 30 mil associados.