Os ensaios deste volume apresentam ao leitor-ouvinte algumas das reflexões mais instigantes de um inovador campo de pesquisa: o vasto mundo da canção popular, uma constelação cheia de tesouros, mas ainda pouco explorada na escola ou na universidade. Concentrando recentes investigações do tema produzidas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estabelecem, numa obra de referência ao mesmo tempo coesa e eclética, um chão sólido para futuras abordagens e para a preservação do legado dos cancionistas.
Fruto da militância intelectual de três décadas do professor Luís Augusto Fischer, coordenador pioneiro do Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS, O alcance da canção reúne autores de formações diversas e interesses múltiplos. Seus olhares contemplam de Noel Rosa a Bob Dylan, de Caetano Veloso a Atahualpa Yupanqui, da Bossa Nova ao Manguebeat. Seus ouvidos captam o som do jazz na literatura de Julio Cortázar e a influência infecciosa do jabá na formação do nosso gosto musical. Na voz de todos, ganha relevo a preocupação de firmar um diálogo entre a canção e as dinâmicas culturais e sociais.
No início dos anos 90, dando aulas no curso de Letras, Fischer desenvolveu a ideia de criar uma disciplina dedicada exclusivamente ao assunto, que se chamaria Canção Popular Brasileira. “Todo mundo tem direito ao Noel Rosa, e esse direito será mais bem atendido se os letrados se encarregarem dele”, escreve o professor. A educação de nossa sensibilidade, no Brasil, se dá com a canção. Nós celebramos, sofremos, vivemos com ela. Nada mais justo e adequado que a já centenária história da canção brasileira seja cada vez mais tornada acessível a todos. Conhecendo a história do cancioneiro, compreendemos melhor esse vetor essencial da cultura brasileira. Ninguém aprendia samba no colégio, disse o sábio Noel Rosa; mas todos agora podem se aproximar dele e dos demais gêneros cancionais mediante um acesso crítico, que este livro proporciona.