O cinema de Trinh T. Minh-ha: intervalos entre antropologia, cinema e artes visuais, alentado estudo de Gustavo Soranz, demonstra a sua capacidade em manejar, através de uma abordagem frutífera e instigante a desafiadora e intrigante obra da realizadora, escritora, teórica do feminismo e professora da Universidade de Berkeley. Espectro tão amplo de áreas de atuação leva a que sejam exploradas nas páginas que seguem noções e conceitos dos campos dos estudos de cinema, da antropologia e da teoria da arte e, neste vasto domínio, foram levantadas questões relevantes – o que Gustavo faz com conhecimento atualizado, pois está ancorado no debate contemporâneo das diversas áreas do saber envolvidas.Para além de apontar o profícuo diálogo existente entre a produção artística da cineasta e os seus ensaios teóricos, são discutidas e sintetizadas as suas contribuições conceituais para a teoria do cinema documentário e, de modo ainda mais detido, as inovadoras contribuições estéticas de sua obra de cunho ensaístico através de iluminadoras análises imanentes do conjunto dos seus filmes ainda pouco conhecidos em nosso país.O trabalho de Gustavo Soranz nos permite, de modo cabal, compreender como Trinh T. Minh-ha inicia e consolida a sua trajetória intelectual e artística a partir de um diálogo crítico com tradições anteriores, existentes no campo das artes e das ciências humanas. Faz isso problematizando, de modo reflexivo, questões centrais da contemporaneidade e elaborando potentes ensaios fílmicos sobre a experiência do deslocamento da autora, nos quais a própria condição de cineasta e mulher situada entre duas culturas é levada em conta.Este livro constitui uma contribuição exemplar e pioneira entre nós, para o conhecimento do incontornável, irrequieto e fundamental cinema de Trinh T. Minh-ha.Confira a fanpage da Editora Sulina