O livro O corpo nu e as representações sociais do masculino reúne os resultados de cinco anos de investigação no âmbito do mestrado e doutorado em Comunicação na pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. A obra aborda, entre outros aspectos, a homogeneidade das imagens e explora questões que se referem ao gênero e à estética e idealização do corpo. O livro apresenta conclusões baseadas em 88 entrevistas e na análise de aproximadamente mil fotografias de nudez masculina publicadas ao longo de quase uma década. São imagens que não apenas informam sobre os usos do corpo, mas estão, sobretudo, produzindo-o. As representações contidas nas fotos desempenham uma função no processo de construção de um corpo erótico gay. As publicações dão à pessoa o conhecimento objetivo de imagens fotográficas do corpo nu, mas também interferem na forma subjetiva da imagem masculina erótica que cada um constrói de si. Destaca-se que não há um corpo masculino fixo. Há corpos criados e representados de distintas formas, em diferentes grupos sociais. A abordagem utilizada na obra apoia-se na teoria das representações sociais, nos estudos de gênero e nos estudos querer. Trata-se de um arcabouço teórico que explora categorias como senso comum, diferença, resistência e subjetividades. Sobre a apropriação social do corpo, os estudos de gênero e os estudos querer ajudam a compreender de que forma e por que, durante anos, as representações sociais vêm sendo construídas e transformadas. A teoria das representações sociais aponta os possíveis efeitos disso sobre a vida das pessoas.