O cuidar/cuidado reveste-se de singularidades em um processo dinâmico, atrelado ao contexto sociocultural e que se concretiza em cada família em sua diversidade e em uma comunidade na universalidade, assim como propõe Madeleine Leininger. Nesta obra, as autoras revelam de forma inédita como o cuidado da criança quilombola se desvela no contexto domiciliar, permitindo conhecer as experiências vivenciadas pelas mães e familiares neste processo, ao tempo em que é possível identificar e analisar como estas crianças são cuidadas, descrever os aspectos envolvidos nessa dinâmica familiar, os saberes e práticas que direcionam o cuidado, ao tempo em que as particularidades de uma comunidade quilombola se evidenciam. Esta obra retrata de forma singular o cotidiano do cuidado de crianças quilombolas de 0 a 1 ano- período de maior vulnerabilidade da infância- através de uma análise cultural, pelo aporte teórico da Teoria Transcultural de Leininger. As autoras incialmente descrevem com as mães significam o processo saúde-doença dos seus filhos e, posteriormente, descreve quais os cuidados de saúde que realizam no cotidiano com as crianças até um ano de idade, trazendo uma amplitude de cuidados, desde recém-nascido e que varia conforme a criança vai crescendo; incluindo, por exemplo, a diversidade alimentar, atenção ao coto umbilical e erupção dentária, dentre tantos aspectos que influenciam o dia-a-dia destas crianças. A riqueza de detalhes está na descrição sobre os cuidados nas Intercorrências, que inclui desde práticas populares, medicalização e religiosidade, assim como o suporte social que cada mãe tem para o cuidar dos filhos.