“O Deficiente Auditivo em Casa e na Escola” é um livro informativo, com a intenção de orientar pais e educadores para uma boa relação com a criança deficiente auditiva. As autoras Cibele Boscolo, Fernanda Jardim, Karin Martins, Michele Galdino e Vivian Gatti explicam o caminho percorrido pelo som desde a captação até sua compreensão. As partes da orelha – externa, média e interna – são apresentadas, bem como a definição de deficiência auditiva condutiva, neurossensorial e mista; as causas da perda auditiva também ganham espaço. Sua classificação quanto ao local, grau e momento em que ocorre é descrita de forma simples. O livro compartilha as diversas reações dos pais quando tomam consciência da deficiência auditiva dos filhos. Contatos com outros pais na mesma situação e obtenção do maior número de informações são apontados como caminhos à melhor compreensão e aceitação da condição da criança. Quanto às próteses auditivas, as autoras diferenciam as convencionais das retroauriculares e intra aurais. Com a filosofia de que quanto antes for dado o diagnóstico, melhor será o desenvolvimento da criança, a obra descreve os primeiros sintomas que seriam sinais da perda auditiva. Assim, a suspeita pode começar em casa, para, portanto, haver o acompanhamento profissional desde cedo, o que é de grande valia ao desenvolvimento lingüístico da criança. O implante coclear ocupa um capítulo inteiro. Capaz de substituir o órgão sensorial da audição, é indicado para os deficientes auditivos neurossensoriais bilaterais de graus severo e profundo. As autoras elucidam o implante, iluminam os passos que o deficiente auditivo deve seguir para ser candidato ao uso do aparelho e destacam o papel fundamental do fonoaudiólogo nesse processo. No campo da linguagem, “O Deficiente Auditivo em Casa e na Escola” oferece ao leitor contato com o método de comunicação oralista e de sinais. O último permite a comunicação e a inserção do deficiente na sociedade, mesmo não sendo possível o uso do aparelho auditivo. Através de figuras, o leitor pode conferir o Alfabeto Manual e perceber que, independente do método comunicacional, é imprescindível a parceria entre familiares e profissionais, para promover o desenvolvimento esperado da linguagem na criança com perda auditiva. Ao final, para facilitar a comunicação de pais e educadores com o deficiente auditivo, as autoras fornecem estratégias pedagógicas para que essa interação seja eficiente. “O Deficiente Auditivo em Casa e na Escola” não traz somente informações sobre o que é a perda auditiva, mas prova que é possível a inserção social do deficiente para a conquista de um desenvolvimento cognitivo satisfatório. Sumário Capítulo 1 - A orelha Capítulo 2 – O caminho do som Capitulo 3 - Deficiência auditiva : causas e classificações Capítulo 4 - O Diagnóstico Capítulo 5 - A Família : Sentimentos e Reações diante da Deficiência Auditiva dos Filhos Capítulo 6 – O Aparelho Auditivo ou Prótese Auditiva Capítulo 7- O Implante Coclear Capítulo 8 - Formas de Comunicação do Deficiente Auditivo Capítulo 9- A educação do Deficiente auditivo Capítulo 10 - Orientações aos Familiares e Educadores