O movimento montessoriano está ligado à Índia desde o princípio, visto que, já no primeiro curso internacional ministrado por Maria Montessori, em 1913 em Roma, havia indianos entre os alunos. Em 1939, sua própria fundadora transferiu-se para lá, acompanhada pelo filho Mário. Ela viajou bastante pela Índia nos dez anos que se seguiram, trabalhando com crianças de áreas urbanas e rurais, e ali colocou em prática muitas de suas teorias e desenvolveu vários de seus materiais, adaptando tudo à vida prática e às condições locais, de tal modo que a permanência na Índia lhe permitiu estender sua abordagem para crianças desde o nascimento até os três anos, e também entre os seis e os doze anos de idade. Lecionava em italiano, e Mário, sempre atento ao seu lado, traduzia simultaneamente a sua fala para o inglês, e quando lhe faltava a palavra, a própria Doutora fornecia-lhe uma expressão adequada. Foi sobre um conjunto de provas manuscritas dessas primeiras palestras que a Doutora Montessori proferiu em Madras, na Índia, que Rukmini Ramachandran realizou um louvável trabalho na edição, compondo este volume a que o leitor brasileiro tem acesso agora pela primeira vez, e que preenche uma importante lacuna para todos os estudiosos e interessados na pedagogia montessoriana.