Ao se discutir o desenvolvimento de talentos, muito se fala em criatividade e gênio. No entanto, resta saber: o talento é fruto exclusivo de dons raros e inatos, ou resulta de um longo e meticuloso processo de treinamento e incentivo? E qual o papel dos professores em tudo isso? Esta obra reveladora apresenta os resultados de um rigoroso estudo, conduzido ao longo de quatro anos por pesquisadores da Universidade de Chicago. Em suas páginas, especialistas, professores e intelectuais de renome exploram as trajetórias de indivíduos que alcançaram a excelência nas artes, na música, nos esportes e em atividades intelectuais. Os dados coletados são claros e revelam uma verdade surpreendente: embora as características iniciais possam variar, o desenvolvimento de talentos admiráveis depende fundamentalmente de um apoio contínuo, uma educação de qualidade e um encorajamento constante.
Em desafio à crença de que habilidades especiais são imprescindíveis para a excelência, O desenvolvimento do talento na juventude analisa três grandes áreas: atlética ou psicomotora, estética ou artística, cognitiva ou intelectual. Em cada uma delas, a partir da contribuição de especialistas, são delineados critérios de excelência e métodos de avaliação. As conclusões oferecem uma perspectiva de grande interesse para o leitor: quase toda habilidade pode ser desenvolvida por qualquer um, desde que sejam proporcionadas as condições adequadas para o aprendizado e aprimoramento genuínos.