“Senhores, a ofensiva contra as potências ocidentais começou.” Estas foram as palavras de Adolf Hitler a seus subordinados no dia 10 de maio de 1940. Seu plano era, invadindo os Países Baixos, chegar à França e, então, à Inglaterra. No mesmo dia, Churchill assumia o cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha.
Esse é um relato fiel dos 80 dias do duelo travado em 1940 entre Adolf Hitler – na iminência de uma vitória absoluta – e Winston Churchill – ameaçado de ver a Inglaterra invadida e a guerra perdida. Durante esses dias, apenas Churchill se colocou no caminho de Hitler para impedir que ele ganhasse a guerra. Desse duelo dependeram a Segunda Guerra Mundial e o destino do mundo.
“Este poderoso estudo nos lembra - e é bom que o faça - quão perto Hitler esteve da vitória em 1940. (...) Um estudo impressionante (...) [escrito] com elegância e brilho.”
Peter Stansky, New York Times
“Um livro magistral – magistral no retrato que traça dos protagonistas e na compreensão geral do duelo de morte que eles travaram; magistral, acima de tudo, na crônica viva e cheia de suspense dos oitenta dias mais importantes do século XX.”
Geoffrey Ward, historiador, ex-editor do American Heritage Magazine