As famílias mais importantes de Moscou vivem à sombra da guerra.
Pierre Bezukhov, um amante da paz, está acertando um acordo para herdar o título do pai e muitas de suas riquezas. Para isso, ele se envolve em um mundo glamouroso e se casa com Helene, uma jovem linda, muito mais interessada no dinheiro do marido do que propriamente nele.
Andrei Bolkonsky e sua esposa, Lise, voltam para a casa da família de Andrei para se preparar para o nascimento de seu primeiro filho. Andrei, no entanto, quer escapar de tudo aquilo. Como não ama a esposa, ele se junta ao exército para lutar pela Rússia, e assim escapa da culpa que sente por ter se casado com ela. Lise então fica para trás, na companhia do príncipe Bolkonsky e da irmã de Andrei, Marya.
Os Rostovs são uma família feliz e acolhedora. Gostam de festas luxuosas e jantares com os amigos. O filho, Nikolai, está animado para ir para a guerra contra a Rússia, enquanto a filha, Natasha, sonha com o futuro.
Em pouco tempo, Pierre percebe que a esposa não é fiel a ele. Então, volta sua atenção para as muitas fazendas e propriedades que o pai deixou para ele e promete fazer o bem no mundo. Mas logo percebe que a única mulher que ele realmente amou na vida é a boa amiga Natasha Rostov.
Quando Lise morre no parto, Andrei sente que não merece ser feliz de novo. Mas esse sentimento muda quando ele conhece Natasha Rostov em um baile. Eles se apaixonam e ficam noivos. Contudo, o controlador príncipe Bolkonsky, pai de Andrei, insiste que o casal passe um ano separado antes de se casar.
Natasha fica perturbada com essa separação. Ela acaba conhecendo o irmão de Helene, Anatole, na ópera, e é manipulada para acreditar que deveria fugir com ele. Mas seu plano é interrompido por Sonya, prima de Natasha. Assim, Natasha perde tanto o amor de Anatole quanto o de Andrei.
A guerra obriga as famílias de Moscou a fugirem da cidade. Enquanto fazem isso, Pierre decide se juntar ao exército e segue rumo à batalha. Mas é capturado pelos franceses.
A pressão de deixar Moscou para trás é demais para o príncipe Bolkonsky, e ele acaba morrendo, deixando Marya sozinha com Nicholas, o filho de Andrei. Pouco tempo depois, Nikolai chega para ajudar Marya a escapar da cidade. Durante a viagem para São Petersburgo, os dois percebem o amor que sentem um pelo outro.
Andrei e Anatole são gravemente feridos em uma batalha. No hospital do exército, os dois ficam internados lado a lado. E Andrei consegue perdoar Anatole antes que ele morra.
Os Rostovs estão prestes a deixar Moscou quando avistam uma tropa de soldados feridos. Eles então interrompem os planos de fuga e resolvem ajudar. Um desses soldados é Andrei, mas ele está muito ferido.
Natasha então cuida de Andrei até ele morrer. Grata por poder vê-lo mais uma vez, ela pede desculpas pelo que havia feito. Assim como ele perdoou Anatole, perdoa Natasha também.
Quando a guerra termina, Pierre é resgatado das mãos dos soldados franceses e promete admitir o amor que sente por Natasha assim que tiver uma chance.
Tanto Natasha e Pierre, quanto Nikolai e Marya ficam noivos. Suas vidas mudam completamente, graças à guerra e à paz, até que, finalmente juntos, eles encontram a alegria.