O médico e o monstro é considerado um dos melhores livros da história, recordista em adaptação para teatro, cinema e televisão e, ao lado de Frankenstein e Drácula, um dos marcos iniciais do gênero de horror!
Será que o ser humano tem dupla natureza – uma boa e a outra ruim – e convive internamente com ambas? Teríamos, então, um lado sombrio, que não costumamos revelar a todos? Neste caso, seria possível separar essas duas personalidades?
Sr. Utterson, um advogado londrino, depara-se com a estranha figura do sr. Hyde enquanto faz um de seus passeios dominicais. Então, tenta entender o que aconteceu ao seu amigo e médico Henry Jekyll, que convalesce em uma cama e lhe entrega um misterioso testamento instruindo a passar todos os seus bens ao sr. Hyde, caso morra ou desapareça.
Quando uma menina é pisoteada por Hyde, o advogado começa a achar que seu amigo talvez esteja sendo ameaçado por essa figura perversa. É aí que se desencadeia uma história de mistério envolvendo Henry Jekyll e o maligno Hyde. Pouco a pouco, Utterson fica obcecado pela ideia de libertar o doutor Jekyll da presença deste temível monstro. Porém, os acontecimentos vão mostrar a ele que nem tudo é como parece ser e que há algo muito sombrio a ser descoberto....
Autor do clássico A ilha do tesouro e considerado um dos grandes nomes da História da Literatura Mundial, Robert Louis Stevenson é um escritor que vale a pena ser redescoberto ou revisitado. Além de O médico e o monstro, neste livro você poderá conhecer também os contos O diamante do Rajá e O pavilhão nas dunas.
Curiosidades sobre O médico e o monstro:
- Desde sua primeira publicação em 1886, a história tornou-se um clássico instantâneo, vendendo 40 mil cópias nos primeiros seis meses.
- A adaptação de O médico e monstro (1920), estrelada por John Barrymore, ainda na era do cinema mudo, foi o primeiro grande sucesso do gênero.
- Em 1931 foi lançada uma segunda adaptação cinematográfica, agora falada, que se tornou um novo sucesso e deu o Oscar de Melhor Ator para Fredric March.
- A história influenciou dezenas de outras narrativas e filmes, como Clube da luta, O homem invisível, Capitão Nemo, Van Helsing, e personagens de dupla personalidade, como Hulk, Fera (do universo X-Men) e Duas-Caras (do universo Batman). Também inspirou a HQ A Liga Extraordinária, de Alan Moore.