O livro que agora se publica, intitulado O patrimônio cultural e os livros didáticos de História, procura examinar (investigar, caracteri-zar e compreender) as relações entretidas no Brasil entre a historiogra?a de ponta (historiogra?a acadêmica e universitária) e a historiogra?a didática, ou seja, a escrita destinada ao consumo dos alunos e professores do ensino fundamental (livro didático de História), no que diz respeito ao conceito de patrimônio cultural. A partir da análise de quatro coleções para a primeira fase do ensino fundamental aprovadas nas avaliações realizadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2004, 2007, 2010 e 2013, buscamos compreender como esse conceito aparece no livro didático. Buscamos identi?car as formas pelas quais a historiogra?a didática apropria-se das teses sobre o patrimônio cultural desenvolvidas nos últimos anos e produzidas ora pelos historiadores, concomitantemente às mudanças na ciência histórica, ora por outros pro?ssionais (arquitetos, antropólogos, geógrafos, entre outros) que se debruçam sobre essa temática. Para além disso, buscamos também compreender como o ensino de História (formador de identidade), utilizando-se dos livros didáticos de História (historiogra?a didática) e contando com a mediação do professor de História, pode garantir um aprendizado que leve em consideração o reconhecimento do outro e da diversidade cultural.