A criança nasce. Seu desenvolvimento nos dois primeiros anos de vida é meteórico. Inicia-se a escolarização: socialização e conhecimento se associam.
Em seguida vem a aprendizagem da leitura e da escrita, trazendo “grande poder”. Com ela pode-se internalizar as experiências de outros, o saber de outros. Pode-se externar sentimentos e pensamentos. Adquire-se maior autonomia e maior independência.
A criança alfabetizada e letrada desenvolve a criatividade e a imaginação, o raciocínio e a comunicação; amplia a cognição e o vocabulário; adquire conhecimentos gerais; por meio da capacidade de interpretar, tem seu senso crítico aguçado.
A leitura e a escrita sempre foram para mim algo mágico. Poder mediar esse aprendizado para as crianças é uma gigantesca realização, tendo em vista a afetividade como um dos pilares da aprendizagem.
Após trinta e sete anos de trabalho em clínica psicopedagógica, compartilho neste livro teoria e exercícios práticos para serem usados por pais e alfabetizadores. Nele apresento as letras através de uma história e intercalo atividades, que têm por objetivo a estimulação dos pré-requisitos necessários para a alfabetização e letramento.