Esta obra é o resultado de um intenso trabalho de pesquisa do professor Diamantino Fernandes Trindade a respeito de fatos científicos, não apenas das ciências naturais, mas também da Filosofia, da História e do conhecimento de modo geral. O presente estudo abrange a experiência do autor na disciplina História da Ciência, ministrada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo. Um dos capítulos da obra é, inclusive, inteiramente dedicado à descrição dos pontos mais significativos de tal vivência. O autor relata que passou a se sentir um professor interdisciplinar após perceber o que aprendera com seus alunos. Ele possui hoje uma nova visão do processo ensino-aprendizagem-avaliação, em que a desconstrução do professor tradicional - disciplinar - ameniza os preconceitos e dá lugar à humildade, uma das principais características da interdisciplinaridade. Assim, pode-se entender melhor a premissa de que a Ciência não explica tudo (não é dona da verdade), e que ninguém sabe tanto que não tenha mais nada a aprender com alguém. A Ciência, a História, a Vida e o Universo estão sempre em um contínuo processo de construção e desconstrução. É essa experiência que mostra o ponto de mutação no ensino das ciências que o professor Diamantino Fernandes Trindade vai compartilhar com você, educador da atualidade, em O Ponto de Mutação no Ensino das Ciências.