O preconceito em foco investiga - e ao mesmo tempo formula questões - sobre o preconceito como tema tratado nos livros para crianças e jovens./n/nNos espaços de discussões, muito se tem falado sobre inclusão social e respeito às diferenças. Constantes alertas são lançados sobre a necessidade de se reformular a ordem social, de modo que se possa construir uma sociedade mais inclusiva. Dessa forma, educadores atentos podem incluir a discussão sobre o "preconceito" dentro dos temas transversais (Pluralidade cultural e Ética, por exemplo), produzindo debates e reflexões importantes, principalmente dentro do ambiente escolar, já que a escola é (ou deveria ser), por excelência, o espaço democrático para questões instigantes de assuntos antes protelados./n/nEm consonância com as diretrizes educacionais vigentes e sob o princípio da ética, o autor acredita que: "A escola que se quer inclusiva não pode ignorá-lo. Existe preconceito na sociedade, e o preconceito penetra na escola sorrateiramente, tornando-se decisivo nas interações dos próprios alunos, que apenas reproduzem as dinâmicas sociais aprendidas em outros locais, em outros contextos."./nPortanto, o livro interessa aos pesquisadores de Literatura, aos professores e profissionais da educação que, comprometidos com a formação crítica da criança e do jovem, têm consciência da importância do debate./n/nAtravés da análise de diversas obras de autores brasileiros (Monteiro Lobato, Ziraldo, Júlio Emílio Braz, Giselda Laporta, Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Graciliano Ramos, Lygia Bojunga e outros), Sampaio Dória oferece recursos para que o educador possa reconhecer o alcance de um texto no seu propósito essencial. Ele examina cada obra, buscando a intencionalidade do autor e os aspectos da construção artística sobre o tema, de modo que a análise não é neutra já que elementos dos arquétipos, da identidade cultural, do autoritarismo e da hierarquia social são considerados no estudo. /n/nO feminismo, a questão da negritude e a sexualidade em suas variantes foram os grupos escolhidos pelo autor para seu estudo e a fundamentação teórica para análise se apoiou nos contextos sociológico, histórico e educacional. /n/nPara Sampaio Dória: "A idéia básica deste livro é contribuir para a quebra desse silêncio. Imaginamos um mundo quase ideal em que todos esses temas serão apresentados e discutidos desde a mais tenra infância. Será que nesse caso o preconceito deixará de existir? Provavelmente, como as obras estudadas indicam, ele nunca estará ausente. E mesmo que o silêncio fosse quebrado, devemos lembrar que existem maneiras e maneiras de fazê-lo."./n