“O Processo Educativo” é um livro que vem celebrar os 70 anos da Escola Israelita Brasileira Salomão Guelmann; organizado por Simone Carlberg, conta com a colaboração de 29 autores da Equipe Pedagógica da escola. Além de narrar a história da instituição e a elaboração do livro, a obra apresenta um novo formato de ensino; trazido de Israel, Horaá Mut´emet, como é chamado, trabalha com a diversidade, respeitando a individualidade de cada aluno; entendendo que o processo de aprendizagem tem seu tempo em cada pessoa, o método defende que a escola é um ambiente para se preservar as diferenças e praticar a solidariedade. O livro contextualiza sobre os problemas do ensino atual e ressalta a importância de um ambiente favorável à educação, desde a limpeza do local até sua arquitetura. No Horaá Mut´emet, a aprendizagem acontece através da relação entre sujeito e meio, é a atuação do aluno no espaço que gera conhecimento. Essa nova concepção pedagógica pretende oferecer maior autonomia ao aluno; o professor não é mais centralizador do processo de ensino, mas sim o mediador. Todos os espaços da escola são plataformas de conhecimento, não há a simples aceitação do conteúdo, mas a construção de um mundo simbólico que alimenta a elaboração de significados e papéis. As salas de aula são temáticas, para haver concentração de recursos; assim o aluno entra no universo de determinada disciplina e se entusiasma em aprender. O novo método, além de apresentar diferentes formas de linguagem, traz uma outra visão a respeito das atividades em aula. Os professores indicam atividades obrigatórias e optativas, para que o próprio aluno dirija o caminho do conhecimento. O livro explica que essas atividades apresentam o mesmo conteúdo, porém, em formatações diversas. As consignas são outros tipos de exercícios ilustrados com modelos no livro; nelas ocorre a interdisciplinaridade acerca de um tema e os alunos são divididos em equipes para executarem as tarefas propostas. O Horaá Mut´emet elucidado no livro também sugere um novo procedimento de avaliação, o portfólio; nele, os aprendizes informam-se sobre o que precisa ser melhorado e aquilo que está sendo desenvolvido com êxito. Por intermédio de relatórios, o portfólio examina o presente e abre possibilidades para o futuro; a avaliação não se esgota na constatação de que algo foge às expectativas de aprendizado, mas esbarra nas causas que levam ao mau resultado. “O Processo Educativo” indica as diversas ferramentas de ensino utilizadas e a evolução dos alunos que experimentam esse método. Permite ao leitor saber que é possível uma mudança pedagógica, e que o ensino com autonomia no espaço escolar, onde todo ambiente é sala-de-aula, expande as fontes de conhecimento.