O livro O Professor de Geografia e suas Práticas reúne trabalhos desenvolvidos por professores-pesquisadores cuja inserção na educação básica despertou sua atenção para importantes questões relacionadas às metodologias de ensino, à formação de professores, à precarização do trabalho docente, às políticas educacionais, dentre outras de grande importância para o debate na área. No prólogo do livro contamos com uma defesa contundente do valor da geografia para a formação de cidadãos críticos e ativos, autoria do professor João Rua cuja trajetória e produção acadêmica na educação básica e na formação de professores tem reconhecida relevância. Na primeira parte do livro, os capítulos versam sobre temas relacionadas à formação e atuação do professor de Geografia no Brasil, reunindo os seguintes capítulos: A Trajetória do Profissional da Geografia no Brasil: entre imaginários e possibilidades; A Hipermobilidade dos Professores: outra face da precarização do trabalho; Trajetórias Formativas e a Construção das Identidades e Saberes dos Docentes de Geografia; Paisagens de Licenciatura e Formação de Professores de Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro; A experiência do PIBID/Geografia - PUC-Rio no cenário das políticas públicas de formação-atuação docente; A Geografia Escolar como Mediadora de um Raciocínio sobre a Espacialidade; e O Feminismo na Geografia Escolar. Na segunda parte, encontram-se resultados de pesquisas que se voltaram para os debates sobre o currículo e às metodologias de ensino, com os capítulos: Política e Cidadania na Educação Geográfica: o letramento político na formação do estudante do ensino básico; A Arte de Quadrinizar o Conhecimento Escolar de Geografia; Futebol e (Anti) Geopolítica no ensino de Geografia; Geografia e Educação Ambiental: Perspectivas de Diálogos para uma Cidade Educadora. Os textos aqui reunidos integram pesquisas desenvolvidas no grupo de pesquisa NECPEG e na linha de Educação Geográfica e Cidadania do Programa de Pós-graduação em Geografia da PUC-Rio.