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Sinopse
Ao longo de sua história, o Rio de Janeiro foi retratado por inúmeros viajantes que, através de gravuras, aquarelas, desenhos ou pinturas registraram suas belezas naturais, seu povo, seus costumes. Particularmente importantes são os registros feitos na época do Império (1808-1889), a partir do estímulo dado por D. João VI, com a formação de uma missão artística que incluía, entre outros, o francês Jean Baptiste Debret e os irmãos Taunay. A cidade, entretanto, continuou a exercer seu fascínio sobre os viajantes que vieram posteriormente, e continua fascinando até os dias de hoje.
Luiz Manni, paulistano, chegou ao Rio em 1973. Assim como os viajantes do passado, foi tocado pela beleza da cidade, que nunca mais deixou. Mas somente a partir de 1993, quando descobriu a gravura como forma de expressão artística, foi que passou a trilhar o mesmo caminho de seus antecessores, fazendo seus registros pessoais sobre a cidade que elegeu como tema preferencial de seu trabalho.
O objetivo deste livro é mostrar um pouco dessas impressões, paisagens que emocionam todos os viajantes que chegam ao Rio, os de ontem, os de hoje e certamente os de amanhã.
Introduction
Throughout its history, Rio de Janeiro has been portrayed by numerous travelers who, through etchings, watercolors, drawings and paintings, captured the beauty of its nature, its people and its characteristics. Particularly important are the pictures made during the imperial period (1808-1889), as a result of the incentive given by king D. João VI through the establishment of an artistic mission that brought the French painters Jean Baptiste Debret and the Taunay brothers to Brazil. Ever since those early days, the city has continued to seduce travelers.
Born in the city of São Paulo, Luiz Manni arrived in Rio in 1973. Just like the travelers of the past, he was touched by the beauty of this city that he never left. But it was only after 1993, when he was first introduced to the etching technique as a way of artistic expression that he started to follow the same path of his predecessors, doing his personal recordings of the city he elected as the main theme of his work.
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Descrição
Introdução
Ao longo de sua história, o Rio de Janeiro foi retratado por inúmeros viajantes que, através de gravuras, aquarelas, desenhos ou pinturas registraram suas belezas naturais, seu povo, seus costumes. Particularmente importantes são os registros feitos na época do Império (1808-1889), a partir do estímulo dado por D. João VI, com a formação de uma missão artística que incluía, entre outros, o francês Jean Baptiste Debret e os irmãos Taunay. A cidade, entretanto, continuou a exercer seu fascínio sobre os viajantes que vieram posteriormente, e continua fascinando até os dias de hoje.
Luiz Manni, paulistano, chegou ao Rio em 1973. Assim como os viajantes do passado, foi tocado pela beleza da cidade, que nunca mais deixou. Mas somente a partir de 1993, quando descobriu a gravura como forma de expressão artística, foi que passou a trilhar o mesmo caminho de seus antecessores, fazendo seus registros pessoais sobre a cidade que elegeu como tema preferencial de seu trabalho.
O objetivo deste livro é mostrar um pouco dessas impressões, paisagens que emocionam todos os viajantes que chegam ao Rio, os de ontem, os de hoje e certamente os de amanhã.
Introduction
Throughout its history, Rio de Janeiro has been portrayed by numerous travelers who, through etchings, watercolors, drawings and paintings, captured the beauty of its nature, its people and its characteristics. Particularly important are the pictures made during the imperial period (1808-1889), as a result of the incentive given by king D. João VI through the establishment of an artistic mission that brought the French painters Jean Baptiste Debret and the Taunay brothers to Brazil. Ever since those early days, the city has continued to seduce travelers.
Born in the city of São Paulo, Luiz Manni arrived in Rio in 1973. Just like the travelers of the past, he was touched by the beauty of this city that he never left. But it was only after 1993, when he was first introduced to the etching technique as a way of artistic expression that he started to follow the same path of his predecessors, doing his personal recordings of the city he elected as the main theme of his work.
The purpose of this book is to show some of these impressions and landscapes that have been touching all the travelers who arrive in Rio: those of yesterday, of today and certainly of tomorrow.
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9786589925408 |
---|---|
Subtítulo | GRAVURAS EM AGUA-FORTES |
Pré venda | Não |
Peso | 174g |
Autor para link | MANNI LUIZ |
Livro disponível - pronta entrega | Não |
Dimensões | 28 x 11 x 1 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 74 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2021 |
Código Interno | 1029289 |
Código de barras | 9786589925408 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | MANNI, LUIZ |
Editora | LETRA CAPITAL |
Sob encomenda | Sim |