Esse livro não se destina exclusivamente ao
público acadêmico, mas poderá servir como
importante instrumental a todas as pessoas
interessadas, de modo geral, pelas literaturas africanas,
bem como a professores e estudantes que porventura
quiserem se aprofundar especificamente na
compreensão da literatura de Moçambique, pois se o
romance é o principal gênero a ser analisado, outras
formas narrativas como o conto e a novela ou mesmo
a poesia têm lugar no escopo do trabalho. Sendo
assim, através da obra de consagrados escritores, o
presente volume é um sedutor convite para adentrar
ao rico universo cultural de Moçambique, onde a arte
da palavra, a historiografia e o mito se entrelaçam a
comporem uma das mais belas e instigantes expressões
em língua portuguesa dos últimos tempos.
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Focalizando obras de algumas das principais vozes da literatura
moçambicana contemporânea a
partir de um olhar interdisciplinar,
Adilson Fernando Franzin oferece
dados relevantes para a compreensão
dos caminhos trilhados em um
espaço de criação ainda pouco
conhecido entre os leitores
brasileiros. O romance – gênero mais
cultivado em Moçambique nos
últimos anos – é o eixo à volta do
qual gravitam as propostas estéticas
que estarão na base do seu exercício
analítico. Além de elencar um
conjunto de tendências da produção
de Orlando Mendes, João Paulo
Borges Coelho, Ungulani Ba Ka
Khosa, Paulina Chiziane e Mia
Couto, estabelece uma produtiva
interlocução com os campos teórico e
crítico. A cadeia de relações que neste
livro se apresenta confirma a
complexidade e a importância das
letras moçambicanas nos dias que
correm.
— Nazir Ahmed Can
Professor na Universitat Autònoma de
Barcelona (UAB/Serra Húnter Programme),
vice-decano da Facultat de Traducció i
Interpretació, diretor da Cátedra José
Saramago (Camões, I.P. / UAB) e
coordenador da área de Português.
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Sumário
13 PREFÁCIO: O romance em Moçambique hoje, pelo olhar de Adilson Franzin, Rita Chaves
INTRODUÇÃO
ORIGENS DO ROMANCE MOÇAMBICANO
. Imprensa e literatura no período colonial (1854-1974)
. Pós-independência: imprensa, literatura de combate e dissensões (1975-1986)
. Orlando Mendes: Portagem para o romance moçambicano
A ASCENSÃO DO ROMANCE MOÇAMBICANO
. As tradições orais: do conto ao romance contemporâneo
. Especificidades do universo romanesco moçambicano
. A ficção romanesca nos desvãos da História: Entre as memórias silenciadas, de Ungulani Ba Ka Khosa, e Campo de trânsito, de João Paulo Borges Coelho
A ESCRITA MÍTICA EM ROMANCES MOÇAMBICANOS
. Mito e mitocrítica
. Ressonâncias crísticas e escrita mítica em Ventos do Apocalipse, de Paulina Chiziane
. A pena mítica e a poética compósita em O último voo do flamingo, de Mia Couto
REFERÊNCIAS