Quando terminei a graduação em História, considerei imprescindível fazer um mergulho na psicanálise com o objetivo de agregar sua contribuição para o entendimento dos fatores subjetivos que movem as sociedades determinando, muitas vezes, o perfil de um fato histórico. Ora, se existe um “inconsciente”, o que e como ele é capaz de operar na vida individual, familiar, espiritual e social?
Envolta numa aura misteriosa desde o seu nascimento, a Psicanálise é tida como um ofício quase hermético, apesar de se constituir como imprescindível ferramenta para o entendimento do humano, sua cultura e performance na vida social. Neste volume, com muita habilidade e cuidado, Crisélia Sanroman aproxima a psicanálise de nosso cotidiano. Pega o leitor pela mão e o conduz, amorosamente, pelo labirinto de nosso psiquismo e as armadilhas que ele nos prega provocando comportamentos incompreensíveis sob os quais não temos controle.
Crisélia auxilia o leitor no entendimento de nossos adoecimentos emocionais, bem como no enfrentamento dos reveses e da condição humana nas diversas fases da vida, percorrendo de forma muito acessível a trajetória complexa de nosso psiquismo, nomeando seu modo de operação e abrindo caminho para a possibilidade de encontrar chaves de superação do sofrimento, num diálogo aberto com o leitor.
Importante contribuição para aproximar a psicanálise das pessoas, traduzindo para elas seus complexos conceitos e instrumental, ajudando desta forma um mergulho mais seguro na compreensão de suas subjetividades, na busca de uma vida mais harmônica e mesmo na compreensão de como fenômenos psíquicos podem operar sistemas de Poder na sociedade.
Ana Cristina Campos -
Produtora cultural com especialização em gestão cultural pela Maison des Cultures du Monde, Paris, com Pós-graduação em História, UnB, e Cinema Documentário, FGV/RJ.