Transformadas e aprofundadas até o nível da própria experiência pessoal de vida, a dança moderna japonesa e a performance são levadas, pelo Butô de Tatsumi Hijikata e Kazuo Ohno, a vivenciar, com intensidade, a contundência da realidade do corpo, que não conhece polaridades como equilíbrio/desequilíbrio, bonito/feio, flácido/firme etc., mas transita por elas enquanto atravessa a miríade sem fim de fluidez das relações humanas internas e externas. Disposto a perseguir e se jogar no abismo da existência, das contradições e da escuridão para expressar a travessia de um corpo pulsante de anima até mesmo em seus últimos estertores, Hijikata lança as bases de uma nova práxis corporal. Mais que a codificação de uma série de técnicas do movimento, e fez questão de praticar muitas delas, o artista japonês de origem camponesa acabou concebendo um momento de insurreição no interior das estruturas de poder da sociedade do seu tempo por meio de suas atuações na vida e nos palcos. Éden Peretta, autor de O Soldado Nu: Raízes da Dança Butô, traz novos elementos até então desconhecidos de grande parte das pesquisas brasileiras sobre o assunto. Oferece assim ao público uma fonte histórica ampla e densa, que potencializa o desenvolvimento de futuros estudos interessados na arte desse verdadeiro soldado nu, comandante de um batalhão de armas letais que sonham, esculpidas artesanalmente em sua oficina de carne e sangue. Márcio Honório de Godoy