Apresentação - É com grande satisfação que entregamos à comunidade odontológica esta nova obra, elaborada a muitas mãos, por docentes, pesquisadores, clínicos especialistas com experiência de atuação em consultório e cirurgiões-dentistas que atuam nos serviços públicos, bem como gestores de políticas públicas de saúde. Nossos vínculos institucionais principais são a Disciplina de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (FOUSP), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASBUCO) e a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.
Para concebê-la, partimos do princípio de que o novo conhecimento e as melhores evidências científicas gerados na academia, e muitas vezes também nos serviços de saúde, se tornando temas de pesquisa, precisam ter impacto efetivo na qualidade da atenção à saúde bucal prestada pelos cirurgiões-dentistas de todo o país, e na qualidade de vida de bebês, crianças e adolescentes.
Essa obra contém temas do campo da Odontopediatria que foram processados e contextualizados para cenários de prática clínica e de saúde coletiva, e esperamos que possa ser útil aos profissionais.
O atendimento odontológico desde a primeira infância, bem como da gestante, e as orientações preventivas e de promoção da saúde são decisivos na aquisição de hábitos saudáveis, na motivação para o autocuidado com a saúde bucal, e reflete-se no crescimento e desenvolvimento saudável. Além disso, a primeira vez, “a gente nunca esquece”. E tornar positiva a primeira visita da criança ao dentista é uma nobre e encantadora missão.
A especialidade da Odontopediatria engloba o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente; a educação para a saúde bucal; e a integração da saúde bucal com a saúde integral (Conselho Federal de Odontologia, 2005). Os princípios e as diretrizes da atenção primária à saúde, entre os quais, o vínculo e acompanhamento longitudinal, aplicam-se também à aborda