Ao percorrer os capítulos que compõem essa obra, o leitor contemplará uma visão cooperativa e em consonância com os avanços legislativos e tecnológicos desse tempo. A partir dos textos de oficiais de justiça para oficiais, que alcançarão também os operadores do Direito e interessados em conhecer o universo de quem materializa ordens judiciais de forma clara, simples e efetiva, passeará por uma visão atual dos desafios contemporâneos unindo teoria e prática de forma inovadora.
“Assim, foi com imensa alegria que recebi a notícia de que oficiais de justiça, com larga experiência no cargo, estavam se debruçando em estudos de pós-graduação stricto sensu sobre várias questões que certamente impactarão o modo do exercício das atribuições inerentes ao cargo.
O exaurimento desse sentimento é a possibilidade de fazer parte desse momento histórico, prefaciando a obra que apresenta uma coletânea de abordagens, cuja leitura não deve, e não vai, se limitar aos oficiais de justiça, mas a todos aqueles que almejam uma justiça célere e, ao mesmo tempo, humana, com a efetiva pacificação dos conflitos postos em juízo” (Dr Osair Victor de Oliveira Júnior - Juiz Federal Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro).
Uma obra que precisa ser lida e divulgada, a fim de promover reflexões e mudanças, ressignificando a atuação do oficial de justiça, que se faz um agente de comunicação por excelência, um agente de inteligência e também um agente pacificador.
Organizadores: Alice de Souza Tinoco Dias, Flávia Teixeira Silva Pires e Carlos Henrique Medeiros de Souza