Os produtos audiovisuais (televisão, cinema, vídeos para internet, animação, filmes, séries entre outros) vêm crescendo nos últimos tempos e tem a projeção de crescer ainda mais nos próximos anos, no mercado de mídia e entretenimento no Brasil. Portanto, mais profissionais nessa área se fazem necessários, e esta obra tem o objetivo de dar suporte a estes profissionais que desejam escrever roteiros, histórias, diretores iniciantes, intermediários e avançados nos seguintes indicadores: entendimento do que é roteiro, suas modalidades, formatos e formatação, construir um pensamento descritivo, função dos planos de enquadramento e sugestão de uso, como criar personagens que pareçam reais e o uso dos arquétipos dentro da história, design de elenco, compreender as estruturas elementares da narrativa, roteirização, storyline, argumento/sinopse, como utilizar a estrutura clássica de três atos (explicando o que “acontece” em cada ato), compreender os pontos de virada, exame dos gêneros cinematográficos, como desenvolver diálogos interessantes, o uso da backstory para criação do protagonista, uma lista de termos do mundo audiovisual. Esta obra contém ilustrações para dar suporte visual ao texto, tornando o livro uma fonte de consulta inestimável.
Obra relevante para consulta de roteiristas, quadrinistas, produtores audiovisuais, publicitários, game designers, produtores multimídia, fotógrafos, designers, motion designers, radialista, editores de vídeo, animadores, filmmakers, videomakers, cineastas e demais profissionais que trabalham com audiovisual.