As atividades de alongamento e relaxamento, visando equilíbrio tônico, desenvolvem benefícios de conscientização emocional, melhora da concentração e da autoimagem, uma vez que a nossa sociedade se tornou cada vez mais complexa e rápida, exigindo de nós um processamento de informações e comportamentos simultâneos que podem acarretar stress, depressão e fadiga. Nossa proposta é referenciar esse trabalho para que você professor(a) possa utilizar a Oração pedagógica não apenas em sala de aula, mas em espaços diversos, como na natureza. No meu caso, realizei essa atividade, também, com crianças internadas, pois a Classe Hospitalar é uma modalidade da Educação Especial, como exemplo didático de atividade psicomotora, tanto em espaços formais e não formais de educação presencial e até em momento de aula virtual. A proposta dessa atividade é oferecer ao corpo do aluno e do professor uma experiência pedagógica que desenvolva a humanização do aprendizado do corpo: cognitivo, afetivo e psicomotor. Isso também é inclusão na educação, pois acreditamos que ensino-aprendizado não deve se limitar apenas ao conteúdo curricular, mas oferecer atividades que estimule a reflexão mais profunda, sob a análise de fundamentações pedagógicas e das necessidades práticas que só quem está “no chão da escola” sabe o que eu estou dizendo. A metodologia ativa contribui, também, para entendermos mudanças de paradigmas em relação ao posicionamento do papel do professor (ensino) e do estudante (aprendizado). Essa ideia é inspirada em Paulo Freire ao referir-se à educação como um processo que não é realizado por outrem, ou pelo próprio sujeito, mas que se realiza na interação entre sujeitos históricos por meio de suas palavras, ações e reflexões. Essa atividade pedagógica também nos possibilitou avaliar características pedagógicas de alunos com dificuldade de aprendizado e, ao mesmo tempo, suas habilidades e potencialidades como ser humano.