Esta obra traz pesquisas, esclarecimentos, releituras e inovações sobre a avaliação institucional. Se destina, em especial, à comunidade acadêmica, com destaque para autores conscientes da importância de se considerar novas modalidades de construção do conhecimento que correspondam à complexidade dos problemas colocados pela sociedade e atingem sinergicamente processos e capacidades institucionais. As práticas da avaliação institucional no ensino superior, são consideradas de grande relevância para o desenvolvimento da universidade, do ensino e da inovação. Partindo desta premissa, este livro foi elaborado como o objetivo de promover a incursão sobre a trajetória dos sistemas de avaliação institucional, indicando proposições e ações nos processos autoavaliativos. Seus capítulos foram produzidos por pesquisadores de reconhecida expressão nacional e internacional nas mais diversas formações, e trazem à discussão resultados de processos avaliativos institucionais, oferecendo elementos para análises e tomadas de decisões pelos seus gestores. Dividido em duas partes- “Desafios Teóricos e Metodológicos da Avaliação Institucional” e “Projetos Voltados à Avaliação Institucional na Unoeste”- este livro destina-se à comunidade acadêmica, constituindo um referencial importante para todos aqueles que têm estudado, implementado e desenvolvido processos de autoavaliação institucionais, contribuindo para o desenvolvimento institucional no Brasil.