As novas legislações para a formação do professor para o ensino fundamental e médio traz conceitos e práticas diferenciados às atividades de estágios supervisionados. Antes realizados apenas nos finais dos cursos – já distante das teorias ministradas em sala de aula –, agora, o estágio terá um papel ainda mais importante, sendo realizado concomitante às disciplinas teóricas. Os estágios podem passar a ser integrados a todas as disciplinas pedagógicas, não ficando somente sob a responsabilidade dos professores das práticas de ensino ou metodologias de ensino de conteúdos específicos. Esta obra tem como objetivo trazer os principais aspectos dessa nova realidade do ensino e das escolas para a formação dos licenciandos, por meio da discussão dos seguintes temas: entendendo a escola: local de trabalho do professor; estágios de observação, estágios de regência, estágios de projetos de pesquisa, estágios em espaços não formais, planos de estágios. Com as atividades dos estágios propostas neste livro, pretende-se enfatizar aos licenciandos maior interação com a unidade escolar, obtendo dados significativos do cotidiano escolar que possibilitem reflexão crítica do trabalho a ser desenvolvido como professor, experiências pedagógicas inovadoras no ensino do conteúdo específico, vivência e análise do trabalho do professor e da aprendizagem dos alunos nos ambientes não formais, material para planejamento de unidades de estágios dentro do plano de estágio, entre muitas outras reflexões.