Os monstros narra a delirante e divertida jornada de um garoto a uma ilha povoada por imensas criaturas que dedicam todo o seu tempo a criar jogos, fazer bagunça e destruir coisas. O romance é adaptado do célebre livro ilustrado de Maurice Sendak, Onde vivem os monstros, e baseado no roteiro cinematográfico escrito pelo diretor Spike Jonze (de Quero ser John Malkovitch, Adaptação e outros) em parceria com o próprio Dave Eggers.
Numa cidadezinha americana, Max vive com a mãe, divorciada, e a irmã Claire. Seja montando um forte para atirar bolas de neve nos amigos da irmã, andando de bicicleta ou uivando pra lá e pra cá com sua fantasia de lobo, tudo que Max encontra é indiferença ou censura à sua imaginação fértil. Magoado, arma uma confusão em casa e foge para o bosque mais próximo, onde encontra um barco misterioso no riacho. Pondo em prática as lições de vela que o pai ausente lhe deu, Max decide embarcar e ir atrás dele. Mas essa viagem fantástica terá outro destino: uma ilha exótica povoada de seres fabulosos que fazem da vida uma permanente baderna.
Max logo impõe respeito com o que sabe fazer melhor: bagunçar. É coroado rei dos monstros e se dedica a promover a diversão constante. Mas as coisas se complicam quando Max aprende que os monstros são tão carentes, contraditórios e confusos quanto os humanos que deixou para trás. Suas alianças com Carol, um gigante chifrudo com uma bocarra repleta de dentes, e Katherine, uma criatura melancólica que compartilha sentimentos com o menino, acabam gerando problemas. Para não ser devorado, Max terá de ajudá-los a superar o "vazio" que os atormenta e trazer "união, amizade, divertimento e uma impressão de ter um objetivo".
O que parecia a utopia da eterna bagunça aos poucos se torna um lugar tão complicado quanto o mundo sem imaginação do qual Max fugiu. Os monstros é uma narrativa colorida, surpreendente, divertida e dotada de inesperada complexidade.