Em Os planetas, Dava Sobel aborda de forma inventiva as origens e peculiaridades dos membros da "família do Sol". Informações astronômicas que poderiam soar árduas ao público leigo - pressão atmosférica, tipos de gases, velocidade de ventos, bem como temperaturas, distâncias e medidas de tempo cujos números, inimagináveis, alcançam a casa dos zilhões - ganham aqui uma boa dose de encanto. A autora recorre às lentes da mitologia, da música, da poesia, da astrologia e da ficção científica ao descrever esses mundos distantes e ao narrar as peripécias de personagens históricos como Kepler, Galileu, Halley e outros investigadores pioneiros.
Cada capítulo tem um estilo próprio e é dedicado a um ou mais planetas, além do Sol e da Lua. Em meio a poemas sobre Vênus, musa de poetas como Keats e pintores como Van Gogh, ficamos sabendo que a beleza da chamada estrela da manhã é muito mais selvagem do que se supunha, devido às violentas erupções dos vulcões venusianos. O capítulo sobre Marte, por sua vez, é uma homenagem à literatura de ficção-científica, a começar pelo inesperado narrador: um meteorito marciano que caiu há 13 mil anos nas planícies de gelo da Antártida e que, depois de ser descoberto por cientistas terráqueos em 1984, tornou-se "o pedaço de pedra mais estudado de todos os tempos". Já no caso de Plutão, a autora, convidada a integrar o comitê internacional que se reuniu em 2006 para decidir o destino do planeta, comenta a sua exclusão do cadastro planetário e seu novo status de "planeta anão", encarando-o não como um rebaixamento inglório, mas como uma homenagem à diversidade maior de um Sistema Solar expandido.
Com este livro, Dava Sobel nos lembra que, mesmo tendo seus mistérios desvendados pela investigação científica, os planetas ainda retêm sua aura de fascínio, que data de tempos imemoriais, graças à longa influência que vêm exercendo em nossa vida e a tudo que representam nos céus da Terra.
"Os planetas faz o leitor se apaixonar pelos céus" - The New York Times Book Review
"Uma encantadora serenata para o Sistema Solar" - Entertainment Weekly
"Informativo, divertido e poético - uma leitura prazerosa" - Publishers Weekly