O livro cuja tradução apresentamos reveste grande valor pelo seu conteúdo filosófico, pelas credenciais notáveis do Autor, pela consideração recebida do Magistério Eclesiástico, pois comenta um texto publicado por uma Congregação Romana, cuja elaboração, aliás, foi recomendada pelo Papa Pio X; o seu escritor e a sua leitura, pelos Papas Bento XV e Pio XI. Contendo em síntese as fundamentais teses da filosofia de Santo Tomás, propostas para serem seguidas na formação filosófica e teológica dos levitas, que se preparavam para o sacerdócio.
O título original francês assim está redigido - Príncipes de Philosophie - Les Vingt-Quatre Thèses Thomistes, mas preferimos dar-lhe outra redação que mais condiz com o seu conteúdo. Este conteúdo foi redigido pelo dominicano Padre Édouard Hugon, teólogo dos mais respeitáveis na primeira metade do nosso século, e manifesta ao leitor a essência do Tomismo, evitando toda polêmica e expondo a doutrina com serenidade, clareza e precisão.
Não se há de encontrar nesta obra uma completa exposição da doutrina do Doutor Angélico, nem um compêndio da sua teologia, mas limita-se ela exclusivamente a temas filosóficos nas suas teses básicas. Não obstante, fornecer-nos-á uma visão autêntica da essência do Tomismo.