A ideia de escrever este livro surgiu da necessidade de apresentar e difundir a Osteopatia, em língua portuguesa, aos profissionais da área da saúde (fisioterapeutas, ortopedistas, neurologistas, dentistas, reumatologistas etc.), e de proporcionar uma fonte de consulta aos osteopatas e estudantes de Osteopatia, em seus mais variados temas.
O trabalho de coleta de dados foi iniciado antes do projeto do livro, especialmente para confecção de material disponibilizado nas aulas que os autores ministram há alguns anos. Nesse sentido, muito mais do que apresentar testes
e técnicas de tratamento, o grande objetivo desta obra é explorar o conceito osteopático.
Para fazer isso de maneira mais didática, o livro foi dividido em quatro partes: histórico e princípios, conceitos relevantes, avaliação e tratamento.
Assim, aborda-se o início da Osteopatia, suas raízes e seu desenvolvimento, conceitos anatômicos, biomecânicos e neurofisiológicos que embasam as condutas osteopáticas e as diferentes visões de personagens relevantes na história
dessa especialidade sobre avaliação e tratamento osteopático.
Como referências para pesquisa, foram buscados os principais autores e instituições mundialmente reconhecidos nos temas abordados. Espera-se, portanto, que o leitor possa ser introduzido ou aprofundar seus conhecimentos em Osteopatia com informações embasadas cientificamente e com as teorias mais aceitas nos dias atuais.
A Osteopatia abarca outros temas não abordados nesta obra, porém optou-se por aqueles que mais dessem suporte ao seu objetivo.