Tendo as primeiras edições da obra recebido tão boa acolhida de parte de professores e alunos, em todo o País, fomos animados a lançar agora uma 4ª edição, completamente atualizada. Além dos importantes avanços técnicos e científicos registrados nos últimos anos, procurou-se incorporar ao texto uma orientação mais voltada para as possibilidades atuais de conseguir um controle eficiente das endemias parasitárias, pois, mesmo quando muitas delas não sejam ainda erradicáveis, podem ser consideravelmente reduzidas como fatores de risco, ao terem suas incidências, prevalências ou cargas parasitárias reduzidas a níveis que não comprometam a saúde de nossas populações.
A ordem dos capítulos obedeceu, por vezes, à importância do tema e a razões didáticas. Ainda que esta obra tenha sido escrita com grande preocupação quanto à clareza e à didática dos assuntos expostos (e revista por mais de 60 especialistas), julgamos útil recomendar aos leitores a utilização de nosso Dicionário de Termos Técnicos de Medicina e Saúde, 2ª edição ilustrada (Editora Guanabara Koogan, 2003), onde cada termo ou conceito de interesse médico é definido e explicado de forma sistemática. Nele, as informações contribuem para facilitar o relacionamento de cada assunto com outras questões correlatas, alargando, assim, os horizontes de quem estuda as doenças parasitárias como problemas de medicina e saúde.
A terminologia e a ortografia seguem as normas do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, editado pela Academia Brasileira de Letras, 2ª edição, Imprensa Nacional, 1998.